Tutorial criado por iPodmania

Boatos, notícias, fatos…muita coisa já rolou sobre a polêmica e, difícil de trocar, bateria do iPod. A Apple garante que ela funciona sem qualquer problema pelo menos por 18 meses, o que é relativamente pouco se comparado com o tamanho do investimento. Pelo menos para alguns. Bom, mas aqui trago algumas dicas valiosas para os mais preocupados com a bateria do iPod. Antes de tudo, para não desesperar ninguém, vale lembrar que a bateria do iPod é desenvolvida para manter até 80% de sua capacidade original por até 400 ciclos completos de carga e descarga. O que, por outro lado, seria difícil de alcançar a não ser que você ouça muuuita música. Em último caso, se a bateria do seu iPod realmente precisar ser substituída, por US$ 100 (R$ 300), a Apple já oferece o serviço.

Mantenha seu iPod em temperatura adequada:


a “fresca” bateria do iPod funciona melhor se mantida à temperatura ambiente - próximo aos 20ºC -, mas o aparelho pode ser usado normalmente em temperaturas entre 0º e 35ºC. O excesso de calor ou de frio pode afetar a vida útil da bateria. Procure nunca deixar seu iPod “esquecido” dentro do carro quente ou, se mora em uma região muito fria, também não o deixe “congelar”. Outra dica é sempre tirar o case, caso você use um, antes de recarregar o seu iPod. Os cases não deixam o aparelho “respirar” e podem causar superaquecimento, claro, afetando o desempenho da bateria.

Use seu iPod regularmente:


tente não “esquecer” o seu iPod na gaveta por mais de 18 dias. A bateria de lithium do aparelho necessita que seus elétrons se movam constantemente; resumindo, precisa ser usada. Procure também dar pelo menos uma carga completa (4 horas) na bateria pelo menos uma vez por mês. A Apple diz que em duas horas a bateria carrega até 80% da sua capacidade total.

Atualize o software do seu iPod sempre que possível:


para um melhor aproveitamento da bateria, e, claro, maior duração da mesma antes de precisar ser recarregada, atualize sempre o software do seu iPod. Os programas mais novos da Apple procuram sempre otimizar o desempenho da bateria do iPod. Então, fique sempre atento às atualizações, que podem ser feitas tanto para Mac quando para PC clicando aqui.

Use o botão “Hold”:


todos sabemos que enquanto o iPod toca suas músicas, a bateria vai esgotando. Então certifique-se sempre de que o aparelho não está tocando quando você não está ouvindo. Para isso, acione a tecla “Hold”, localizada na parte superior do iPod. Assim, jogado no bolso ou na mochila, você não corre o risco de um botão ser acionado acidentalmente.

Apague a luz do seu iPod:


aceso ele fica ainda mais charmoso, mas a luz de fundo é o que mais consome a bateria do iPod. Então quando não precisar, quando estiver no claro, desligue a luz. As baterias agradecem.

Desligue também o equalizador:


isso prolongará o tempo de música que você poderá escutar antes de ter que recarregar o iPod. Mas se como eu você for chato e detalhista para música e optar pela qualidade de som, sacrifique algumas horinhas de bateria; equalize suas músicas e “play it loud”.

Evite mudar muito de música:


usar repetidamente o “Next/FastFoward” ou o “Previous/Rewind”, para trocar, avançar ou voltar uma faixa também consome bateria. Cada vez que você faz isso, o disco rígido do iPod é acionado e, lógico, requer energia da sua bateria para isso. Para evitar ficar trocando sempre de músicas, monte playlists, faça seus próprios “CDs” no seu iPod e deixa o som rolar até o fim.

Procure usar arquivos bem comprimidos:


o iPod trabalha melhor com arquivos menores (até 8MB). Isso também preserva a vida útil da bateria.

Carregue a bateria sem medo:


muita gente já perguntou se a bateria do iPod é como a dos telefones celulares mais antigos. Eis a resposta: Não! A bateria do iPod é diferente do celular. As bateria de lithium, como as da Apple, param de carregar quando chegam ao limite da sua capacidade e não têm efeito memória. Então não tenha receio, sempre que quiser ou achar conveniente, conecte seu iPod ao computador ou à tomada e deixe a bateria sempre cheia. Isso também pode evitar que você fique no “silêncio” quando mais queria ouvir suas músicas.

Duração das diferentes baterias, segundo a Apple:

iPod de 1ª Geração (5GB): 10 horas iPod de 2ª Geração (10, 20GB): 10 horas iPod de 3ª Geração (10, 15, 20, 30, 40GB): 8 horas iPod de 4ª Geração (20, 20 U2, 40GB): 12 horas iPod Mini (4GB): 8 horas iPod Photo (40, 60GB): 15 horas